Brincadeira e linha

andréia alcantara

A pesquisa visual de Andréia Alcantara segue duas linhas de ação: o registro de signos da cultura popular, em especial os religiosos e ligados ao feminino e a re-interpretação seguida de re-significação desses signos.

Mestra em História da Arte pela UNIFESP, sua pesquisa acadêmica segue o mesmo caminho: Baseada na produção de ex-votos pintados e da xilogravura nordestina, Andréia dedica-se atualmente à identificação de continuidades visuais das imagens a partir do fazer popular por meio de sua identificação formal.

As referências teóricas e a riqueza visual do imaginário popular influenciam significativamente sua produção artística. Além das fotografias que resgatam a história visual das manifestações cristãs do interior de Minas Gerais, seus objetos e instalações artísticas se assemelham a oratórios, relicários ou ex-votos e relêem, com base na criação artística contemporânea, toda representatividade destes signos já reinterpretados pelo povo.

Andréia de Alcantara busca em suas obras construir aproximações entre símbolos religiosos do imaginário popular e o pensamento da produção artística contemporânea. A artista faz uso de meios tridimensionais de representação como instalações e objetos poéticos unindo a simbologia religiosa a fatos cotidianos para descrever a relação entre o ser humano e o divino por meio de sua relação com o corpo.

Mãe

15 x 15 cm x15 cm, 2021

Colchete de casinha

10 x 10 x 10 cm, 2019

Infância e fé

25 x 15 x 5 cm, 2020

POema Autorretrato

videoarte, 2021

detalhes